sexta-feira, 24 de julho de 2020

Trabalhos Escolares - Escola SESI Sorocaba

02/12/2020
Escola SESI Sorocaba CE 123
DCAT: Júlio César de Souza Martins
GAF: Vilma Ap Martins Fabiano de Souza
Diretor da Escola: Ligia da Conceicao Matos Guazzelli
Supervisora : Vanessa Barros Galzerano
Coordenadoras: Gisele Bastos, Susete Mazon, Sonia Turri
Professora: Débora Fiaschi
Componente curricular: Língua Portuguesa
Aluna: Keren Stevaux Anastácio
Série: 7°D
Produção final: gênero entrevista





********************************************

13/11/2020
Escola SESI Sorocaba CE 123
DCAT: Júlio César de Souza Martins
GAF: Vilma Ap Martins Fabiano de Souza
Diretor da Escola: Ligia da Conceicao Matos Guazzelli
Supervisora : Vanessa Barros Galzerano
Coordenadoras: Gisele Bastos, Susete Mazon, Sonia Turri
Professora: Patricia Zanfra Nunes
Nessa 3º etapa alguns alunos do 4º e 5º ano da Profº Patricia Zanfra Nunes que estão participando de um projeto na área de conhecimento: Práticas Sociais e Culturais com o tema Diferentes Culturas e, teve a honra de receber a participação de dois de seus ex alunos SESI: Nicolas Yanagihara Notário (Japão) e Gabriel Scabar (Inglaterra),  que relataram as diferentes culturas  que vivenciaram ao chegar no país que residem atualmente.










-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Escola SESI Sorocaba CE 123
DCAT: Júlio César de Souza Martins
Diretor da Escola: Neusa Mariano Borghi
GAF: Vilma Ap Martins Fabiano de Souza
Supervisora : Vanessa Barros Galzerano

Coordenadoras: Susete Mazon , Gisele Bastos , Sonia Turri,
Ana Claudia Amorim.
***********************************************



Criado com o Padlet

Criado com o Padlet

Criado com o Padlet

Professora Laiana    #CLUBE DE LEITURA

Esse projeto coloca o estudante em contato com manifestações artísticas em geral, mas de forma especial a literária, objetivando o
reconhecimento, a valorização e a fruição da leitura A literatura tem uma dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, portanto, é fundamental que os aprendizes desvendem suas múltiplas camadas de sentido por meio de apreciação e de compartilhamento das suas visões acerca dos textos lidos, a fim de compreender modos distintos de ser e estar no mundo




















________________________________________________
________________________________________________

PARABÉNS ÀS EQUIPES PREMIADAS NO TORNEIO eROBÓTICA SESI SP 2020
















________________________________________________________________________

Professora Aline 

Os alunos do 3º ano E do Fundamental I Integral, trabalharam sobre a importância da Alimentação Saudável e socializaram suas impressões e momentos de uma alimentação balanceada utilizando o mural virtual Padlet.

Parabéns a todos os envolvidos!


https://padlet.com/viline1518/34dwy73u23xc6gmw


________________________________________________________________________


Professora Maria Zilda


Os professores do 1 ano do Novo Integral do CE 123, desenvolveram um projeto interdisciplinar em que os alunos puderam participar com suas produções e socializa-las com os colegas de turma e responsáveis  através do aplicativo Padlet. Parabéns aos professores sempre empenhados em oferecer  uma educação de qualidade!


https://padlet.com/marianali1/7abxkycsfviyuys0


__


____________________________________________________
https://padlet.com/cassiacoelho/un443dm923g83l9v

BRINQUEDOS DE ORIGENS AFRICANAS E INDÍGENAS

TRABALHO DE CIÊNCIAS HUMANAS 2º ANO D - PROFESSORA CÁSSIA




______________________________________________________
 Esta atividade foi desenvolvida pelas alunas Raquel Castilheiro Palma Gonçalves e Quéren Hapuque Honorato Ramos Bordonal para o torneio e-Robótica do SESI-SP, com o tema “Mundo 4.0”. As estudantes criaram uma ilustração que representa a Educação neste mundo 4.0, com foco na automatização de alguns processos e no armazenamento de informações e conhecimentos na “nuvem”, bem como o processo educacional neste momento atípico que vivemos. A atividade está de acordo com a 4ª competência geral da educação básica, expressa na BNCC: “utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita) corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo” (BRASIL, 2018, p. 9, grifo nosso). O trabalho foi desenvolvido sob orientação dos professores João Gomes (Programação e Robótica) e Paulo Farias (Arte)





-----------------------------------------------------------------------------------



Professora Dilze /  Arte:

Trabalhando "Propaganda e Arte de Mídia" com os 9° anos Turma "E" 
Nosso Material Didático propõe uma pesquisa sobre a empresa Coca-Cola e suas principais campanhas. 

Aluno Nicolas Oliveira - 9 ano




Os alunos João Vitor e André do 9 "E"



_________________________________________________________________

Professora Laiana Leite – Língua Portuguesa
Clube de Leitura 

Os estudantes foram levados a participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias por meio de um clube de leitura realizado pelo Teams, a fim de tecer comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações e escrevendo comentários a partir de formas de expressão das culturas juvenis, como vlogs. O 7º ano se valeu da linguagem dos booktubers e o 9º ano foi convidado a realizar um desafio e escolher entre diversas atividades que prezaram o contato com os multiletramentos a partir de textos multissemióticos: representação da obra literário por meio do The Sims ou do Minecraft Education, booktube, booktrailler, receitas que aparecem nos livros, entre outros.

    CLUBE DE LEITURA - DESAFIO #1EM15

BOOKTUBE - ALUNA: QUÉREN HAPUQUE


   Trabalho realizado de maneira colaborativa, usando o Minecraft Education, pelos alunos LUIZ FABIANO 9º C e MURILO SORBO 9º A.



 ALUNO JOÃO VITOR MARTINELLE - 9º E
CLUBE DE LEITURA - DESAFIO #1EM15
Livro: Diário de um banana

____________________________________________________________________

Professora Dilze / Arte - 8º  ano "Arte de edificar: Arquitetura e relações sociais" 

Como parte do Material Didático a professora mediou os alunos na pesquisa e criação de monumentos históricos mundiais, arquitetura moderna e sustentável,  usando a plataforma MINECRAFT EDUCATION.
































Aluno: Moisés do 8ºB/COLISEU - Roma Antiga






_________________________________________________________________


O QUE VOCÊ SABE SOBRE SEUS AVÓS?

Por Raquel Castilheiro Palma Gonçalves

Para resgatar e valorizar a cultura popular do idoso e tentar conscientizar os mais jovens de que essa cultura é importante tanto para seu desenvolvimento cultural como para os próprios idosos, entrevistei minha avó, Irma Velasco, 80, trazendo alguns relatos de histórias e de sua opinião sobre o que é respeito ao idoso e pesquisei em fontes um pouco sobre.  Uma breve explicação de que escutar histórias e cantigas de idosos também é respeitá-los e, resgatar a cultura popular, fará você entender melhor essa cultura tão importante.


A infância e juventude de minha querida avó materna, Irma Velasco, de 80 anos, são cheias de memórias, cantigas, causos de “desafetos’’ e lendas. Para mim, causos assim eram típicos de quem morava na roça, mas diferente do que eu pensava, ela é descendente de espanhóis e viveu sua infância na capital de São Paulo. Filha de feirantes e vida pobre, seus contos na maioria das vezes não são de muitas vantagens, mas com muita música. Frequentou apenas a escola primária, sofreu muita discriminação e desprezo por causa da pobreza, conta.

Minha avó não teve uma educação nem um pouco parecida com a minha, sua mãe era doente e ninguém nunca deu a menor atenção para o desenvolvimento dela. Sabendo disso, entendo o porquê ela é tão desgostosa, mas o que a deixa feliz é cantar e lembrar das peripécias que aprontava.                                            

Estudiosos dizem que adolescentes e jovens de hoje geralmente vivem alienados na sua própria cultura, não se interessando por outros tipos de músicas e brincadeiras. Não significa que você tenha que viver sempre no passado, mas sim que você se desenvolva com isso.

Minha avó diz que respeito ao idoso é dar atenção a ele.  De acordo com uma entrevista com colegas, alguns dizem que respeito ao idoso é não julgá-lo, não agredi-lo, ouvi-lo ou jogar com ele.

Uma atenção e um interesse maior da nossa geração pelas brincadeiras e músicas de nossos avós podem ajudar tanto eles quanto nós. Por isso, é sempre importante ouvi-las com atenção quando contadas e cantadas. Pedir para idosos contá-las e recontá-las, fazê-los relembrar das histórias e cantigas, insistindo se eles não recordarem, repassar essas histórias... tudo isso ajuda a resgatar essa maravilhosa cultura. Isso também é uma forma de respeitar o idoso. Respeito ao idoso não é apenas dar prioridades de acesso ou atendimento ou não agredi-los, é também ouvi-los.

A educadora musical Lydia Hortélio resgatou as cantigas da infância dos idosos para enriquecer a infância atual e fez um livro. Me inspirei no trabalho dessa educadora para realizar essa reportagem.

Um dos poucos causos de minha avó que não acabou em “tragédia” foi que uma vez saiu de casa sem avisar, junto com sua vizinha Saglária, uma menina órfã de mãe e que cantava muito bonito. Disse que foram lá no circo que passava uma vez por ano e o palhaço falou que quem cantasse melhor aquele dia ia ganhar um monte de doces e elas cantaram uma música espanhola.

 “Foi maior sucesso! Viemos embora comendo chocolates, eu com a Saglária”, conta.

Minha avó canta várias músicas folclóricas ou marchinhas, mas muitas, ela que inventa, ela tem o costume de cantar frases que ela quer dizer. Ela contou também que meu bisavô cantava para a lua quando levantava de madrugada para ir para a feira. A música era bonita, mas não sabe se era inventada por ele.

Para mim os idosos são patrimônios culturais vivos!
__________________________________________________________________
.
Professora Nathalia Sena - Fundamental II - 7º ano C
Unidade 2 – Material Didático – Gênero Textual Reportagem, Roteiro de uma reportagem escolhendo um entrevistado.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Transformando idéias e opiniões em palavras.
Grafite como forma de expressão da linguagem não verbal

Professora Dilze / Arte







Atividade de perspectiva na fotografia.
Técnicas de fotografia

Professora Dilze / Arte
























Os alunos confeccionaram personagens para teatro de objetos

Professora Dilze / Arte









Trabalho Hip Hop 8º ano- Elas escolheram dança de rua

Trabalho em dupla na quarentena
Professora Dilze/Arte

Trabalho realizado nas aulas presenciais


_________________________________________________________

Enfrentando o Corona Vírus


Professor Paulo / Arte



_________________________________________________________________

 Professora Laiana Português

Esse instrumento avaliativo possibilitou aliar a construção de um texto verbal do gênero autobiografia, estudado na unidade 1 do M.A, à construção de texto multissemiótico do gênero Draw My Life, uma vez que eles se dialogam na questão temática. O Draw My Life é, ainda, um gênero textual que amplia as habilidades de oralidade e escrita, bem como auxiliam na compreensão dos recursos estilísticos e expressivos que estruturam o gênero autobiografia e biografia. A proposta era que, inicialmente, os alunos produzissem um texto do autobiográfico, de forma escrita, e, depois, o transformasse em Draw My Life, processo trazido pela BNCC, no qual o aluno "remixa textos, transforma-os, redistribui-os, produzindo novos sentidos" (BRASIL, . 2018, p. 35).














5 comentários:

  1. Qquel.. figuração, nos te amamos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Raquel Castilheiro Palma Gonçalves

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas fotos surpreendentes!

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!! Parabéns a todos envolvidos!!! Alunos e professores!!! As meninas dançando, as fotos, todos trabalhos!!! Muito Booom!!!

    ResponderExcluir